Autor: Edson Santos.
Data: 8 de julho de 2015
Na semana passada a Apple entrou com o pedido de patente na agência Norte Americana para seu sistema de pagamento entre pessoas (P2P), utilizando iPhones e Apple Watches.
De acordo com a matéria da Business Insider, o sistema permitirá que os usuários escolham um cartão de sua carteira eletrônica no seu iPhone, insiram o valor que desejam pagar e, autentiquem através do toque ID. Em seguida, um “pacote” de pagamento criptografada é enviado para a pessoa que recebe o pagamento, incluindo o valor do pagamento, verificação e uma “credencial” de pagamento, que poderá representar detalhes de cartões de pagamento do remetente. Detalhes do pedido da patente podem ser vistos em PERSON-TO-PERSON PAYMENTS USING ELECTRONIC DEVICES.
Não quero discutir o valor de uma patente, entretanto, em meios de pagamento, o valor do negócio será determinado pela capacidade do empreendedor em atrair grande quantidade de clientes para sua plataforma, em uma velocidade viral.
Em meios de pagamento é necessário atrair os dois lados ao mesmo tempo, o pagador e o recebedor. A vantagem da Apple é que ela já tem clientes que utilizam diariamente um iPhone, mas ainda terá que convencê-los a utilizar sua carteira eletrônica ao invés de seus concorrentes.
A patente pode ser apenas uma ferramenta para tentar impedir novos concorrentes.