Autor: Edson Santos.
Data: 1 de abril de 2015
Uma nova analise aponta os problemas iniciais com Apple Pay. A empresa Pheonix Marketing realizou uma pesquisa com 3.000 usuários no final de fevereiro, quatro meses após a introdução da Apple Pay.
Veja a matéria: Apple Pay unable to fulfill user demand, survey shows
Assim como no tango, são necessários que os dois lados deste mercado estejam juntos e preparados, para que uma nova forma de pagamento alcance seu objetivo. Vale a pena conferir a teoria microeconômica “mercado de dois lados” no capítulo 3 do livro “Do Escambo à Inclusão Financeira – A Evolução dos Meios de Pagamento”.
A Apple tem a seu favor a possibilidade de colocar nas mãos de seus clientes uma ferramenta poderosa de pagamento, mas é necessário criar uma rede de aceitação de tamanho importante, caso contrário nunca atingirá o seu objetivo.
Neste sentido, a Samsung Pay terá uma vantagem significativa. Enquanto a Apple Pay só funciona com máquinas que possuam o padrão de conectividade NFC, a Samsung Pay (com tecnologia Loop Pay) pode ser usado em qualquer terminal de captura com leitor de tarja magnética.