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Marketplaces – As principais decisões em Payments

Autor: Mauricio Baum.

Data: 3 de fevereiro de 2023

   

Iniciando uma operação de marketplace no seu ecommerce? Saiba o que você precisa estar atento para fazer a melhor escolha do seu provedor de pagamento.

A decisão de transformar seu ecommerce em um marketplace implica uma série de mudanças em sistemas, processos, operação, controles e na própria estrutura organizacional. Passar a vender produtos de terceiros, comumente chamados de Sellers, ao invés de apenas os próprios geram impactos na forma de gerir o catálogo, no pedido, no carrinho de compras, na operação logística entre outros. 

Em relação a pagamentos não é diferente. A principal mudança em relação a pagamentos é que antes uma venda no ecommerce gerava um pagamento para apenas um recebedor, enquanto que uma venda de um marketplace gera pagamentos para vários recebedores. Desta forma, a principal funcionalidade de pagamento que um marketplace precisa avaliar é a de distribuição de pagamento para os seus Sellers.

Para distribuí-los para seus Sellers, o marketplace terá que tomar uma decisão: 

  1. Solicitar autorização ao Banco Central para receber todo o pagamento das vendas e posteriormente distribuí-los por conta própria aos Sellers ou 
  2. utilizar a funcionalidade de Split de Pagamentos onde a responsabilidade de divisão dos pagamentos é feita pelo provedor de pagamentos escolhido

Na primeira opção, a grande vantagem é o total controle do fluxo financeiro pelo marketplace, que após receber todo valor das vendas do provedor de pagamentos, controla e distribui pagamentos aos seus Sellers de acordo com seus respectivos produtos vendidos. A grande desvantagem é a complexidade: Necessidade de autorização do Banco Central bem como necessidade regulatória de controles e relatórios, sem contar com o custo de implementação de sistemas, processos e pessoas no backoffice para distribuição e uma excelente conciliação dos pagamentos. 

Na segunda opção, para cada transação, o marketplace informa ao provedor de pagamentos a lista dos recebedores com os respectivos valores, e o provedor de pagamentos se encarrega de fazer todos os pagamentos nas contas de múltiplos Sellers. Assim, o marketplace receberá apenas os valores referentes à venda dos seus próprios produtos somada à comissão sobre os produtos vendidos dos Sellers. A grande vantagem é a simplicidade e o time-to-market, pois toda complexidade de pagar múltiplos recebedores é resolvida pelo provedor de pagamentos. Mas a desvantagem é o custo de transação em geral ser mais cara por incluir esse serviço e ser uma solução de prateleira que pode não se adaptar totalmente às necessidades particulares do marketplace, como por exemplo regras personalizadas de retenção da comissão cobrada do Seller quando o consumidor devolve o produto, baseado no motivo da devolução. 

Na prática, a grande maioria dos ecommerces que iniciam uma operação de marketplace decidem pelo split de pagamentos para, depois de ganharem volume, decidirem se vão concentrar e gerenciar os pagamentos aos Sellers por conta própria.

No caso da decisão for iniciar com Split de Pagamentos, alguns detalhes importantes para verificar com seu provedor de pagamentos:

Seu provedor de pagamentos, além do split do pagamento do cartão de crédito, também faz o split de boleto e Pix? Importante lembrar que cartão é apenas um dos métodos de pagamentos.

Seu provedor de pagamentos entrega bons relatórios de conciliação? A complexidade dos recebíveis aumenta exponencialmente, então uma boa conciliação é fundamental: como exemplo, uma compra envolvendo produtos próprios e terceiros em 12x envolve no mínimo 24 recebíveis ao longo de um ano. Muito fácil se perder. 

Seu provedor de pagamentos permite o marketplace reter pagamentos e liberá-los mediante a confirmação da entrega do produto? Sem essa funcionalidade, o Seller pode receber pagamentos de boleto, Pix ou até cartão sem ter ao menos enviado o produto, o que gera um significativo risco de fraude.

Por último, mas não menos importante: Seu provedor suporta o split de pagamentos para fluxos de estorno, cancelamento e chargeback? Chamam esses fluxos de “fluxo de exceção”, mas hoje em dia eles são mais regra do que exceção com, por exemplo, percentual de devolução chegando a 20% dos pedidos no segmento de vestuário. Então é vital o split contemplar todas essas operações, caso contrário é bom dobrar o time que cuida do serviço ao cliente, e o de relacionamento com Sellers pois as reclamações vão disparar. 

Portanto, ao iniciar sua operação de marketplace, o gestor do ecommerce deve ser bem criterioso na escolha do seu provedor de pagamentos para garantir uma distribuição dos pagamentos correta e eficiente para seus Sellers.

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