BEST USE ONBOARDING – Colink
Voltar
BEST USE ONBOARDING

Autor: Fabio Palmeira.

Data: 15 de agosto de 2022

   

Febraban Tech InfoMonay – 11 ago 2022


“Para conter golpes com Pix, abertura de contas terá segurança ampliada, diz especialista do BC “
‘Vamos deixar abertura de contas robusta, com dados sobre identidade, afirma Ricardo Mourão, chefe do Departamento de Operações Bancárias”

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/para-conter-golpes-com-pix-abertura-de-contas-tera-seguranca-ampliada-diz-especialista-do-bc/

O processo de onboarding torna-se cada vez mais relevante ao olharmos para o mundo digital que está cada vez mais presente nas transações financeiras.
Garantirmos um processo seguro e automatizado de checagem da identidade de um proponente de crédito ou de uma simples abertura de conta assegura uma experiencia agradável do cliente, pois transmite uma segurança na relação que se inicia e também permite à instituição um relacionamento mais transparente e embasado em dados consistidos e autenticados.
Os processos devem ser prioritariamente digitais e capazes de identificar inconsistências cadastrais que permitirão uma prevenção mais eficaz em relação à riscos, sendo o de falsidade ideológica um exemplo bem comum no mercado financeiro mundial há décadas.
O mercado hoje dispõe de uma série de ferramentas de alta tecnologia que possibilitam uma assertividade maior no processo
KYC ( Know Your Customer). Dentre elas podemos destacar OCR. Facematch, Data Intelligency (dados históricos, preditivos e comportamentais ) além dos bancos de dados públicos sobre envolvimento em processos de lavagem de dinheiro(PLD), envolvimento em atividades terroristas, Receita Federal, Serasa, etc.

O campo para os fraudadores é fértil e não pode oferecer brechas, dado que eles dispõem também de um arsenal inesgotável de processos e inteligência voltados à prática de atos ilícitos, principalmente para os novos entrantes.
O processo de onboarding uma vez capacitado através de ferramental adequado permite a detecção de fraudes e à aplicação de processos de prevenção os quais são fundamentais para combater as ameaças, minimizar o risco de perdas, aumentar a segurança corporativa e a proteção do mercado em que atua.

Outros artigos